O que é democracia?


Sinceramente, depois do depoimento do presidente Lula, sobre o fechamento da RCTV na Venezuela, já não sei mais o que é democracia. Diz o nosso presidente que o ato do fechamento do presidente venezuelano Hugo Chaves é um ato “democrático”. Ora, se a repressão é democrática, então o golpe militar de 64 também foi. “Ta certo que o problema é deles (venezuelanos), mas como “parceiros” do Brasil, esta questão merece ser analisada de vários “olhos”, pois, Lula afirmou à Folha” que não dá para ideolizar o tema, pois o mesmo Estado que dá uma concessão é o mesmo que não dá”.
Sabemos que democracia é uma forma de governo que emana do povo e, opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita. E, para isso a liberdade de imprensa é fundamental para que isso se constitua.
Por isso a posição do Partido dos Trabalhadores em apoiar Hugo Chaves é um retrocesso, é legitimar a repressão pelo qual sempre foi contra. O PT sempre lutou pelo direito à liberdade de imprensa que é um bem da sociedade, porém está negando suas raízes, e aos poucos assume características de opressor.
Mesmo com essa posição, ela não reflete no Brasil, que há liberdade de imprensa. Questionar os meios de comunicação que representam à burguesia é um outro fator. Contra isso, temos meios alternativos, internet, blogs, zines, panfletos, jornais alternativos onde ainda é possível se expressar. No dia em que o presidente afirmar que isso é proibido, pois é contra o governo, como fez Chaves, não vou mais me assustar.