"Tropa de Elite" ganha o quê e para quem?

O filme brasileiro "Tropa de Elite" que conquistou o Urso de Ouro do 58º Festival de Cinema de Berlim, não merecia este prêmio. O filme é ruim. O que este filme traz de novo para ganhar um prêmio tão importante? Não ví nada. Talvez o “Urso de Ouro” seja o prêmio mais importante do cinema depois do “Oscar” americano, mas levar este prêmio é algo duvidoso.
Há algumas explicações para isso; a primeira: os 21 concorrentes eram pior que “Tropa de Elite”, mas muito pior mesmo... A segunda: o filme foi transmitido em português com legendas em alemão, Bom... Acho que tanto o público americano como europeu não gostam de filmes legendados... É estranho. Terceiro: o filme é clichê. Basta lembrar do sargento “pincel” dos Trapalhões e vamos ver um roteiro parecido com “Tropa de Elite”.
Há denúncias de corrupção? Há. A narração até certo momento, quando o famoso Bope, toma conta do filme com suas “táticas”, ganha um novo rumo da história. Para os americanos, reflete uma polícia fascista. Para outros... Sei lá! Mas o fato é que o filme não é bom. Mas então... Por que ganhou? Talvez uma teoria da conspiração, tipo: “Veja como o Brasil está”, tipo para prejudicar o governo e tal... Se o filme “Tropa de Elite” ganhou o Urso de Ouro... E tantas pessoas consideram este prêmio como mais importante do cinema... Temos então que rever o conceito e ter outros olhos para o “Oscar”. Aliás, este filme nem chega aos pés de “Central do Brasil.”
O pior não é isso: Padilha (o diretor) disse que o filme voltará a ser exibido em 50 salas de cinemas do Rio, de São Paulo e de Brasília, a partir da próxima sexta (22).

Nenhum comentário: