Teatro Municipal de São Paulo - Orquestra Sinfônica

Realmente me sinto envergonhado. Sou paulistano da gema (aliás mais ou menos, pai mineiro e mãe baiana), nasci na zona leste, mais precisamente na Vila Carrão. E, já fui a quase todos os lugares turísticos do Centro de São Paulo, mas nunca tinha ido em um específicamente: Teatro Municipal.
Várias vezes passei em frente daquele prédio "imponente", em frente ao antigo Mappin, mas nunca me interessei em entrar. Na última semana, fiz esta caminhada e me deparei com um cartaz: "Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo". Não pensei duas vezes, fui a bilheteria e reservei meu "ticket"´pela bagatela de R$ 7,50.

Ancioso, cheguei um pouco mais cedo à apresentação do dia 29 de fevereiro. Uma data especial, para a primeira vez que assistiria um concerto no Municipal, pois esta data só irá se repetir daqui há quatro anos.

No hall do salão, senhores engravatados, e senhoras maquiadas em seus vestido de gala, se misturavam as pessoas bem produzidas estilo visual "modernex". Todos convesavam e o som fazia um eco em um local, cujo teto folheado a ouro de uma arquitetura barroca dava um clima especial ao local.

A apresentação da orquestra foi de Richard Wagner - "Lohegrin" - Prelúdio do 1º Ato. Foi de arrepiar... Cerca de 30 violinistas entoavam uma melodia cuja sincronia das varetas deste instrumentos era uma dança impar. Os demais instrumentos casavam-se junto com as mãos do regente José Maria Florêncio.

O mais incrível foi a apresentação da pianista Valentina Igoshima. Ela tocou "Rapsódia sobre um tema de Paganini", de Sergei Rachmaninov. No final foi aplaudida de pé... A garota é radical... Depois disso, o piano tocado por ela, é comparado com a radicalidade do baixista do Iron Maidem Steave Harris, ou da guitarra feroz de Angus Young do AC/DC e até mesmo de Hendrix.

Sim... Sim... Foi o concerto foi tão radical quanto a um bom show de rock and roll, aliás, assisti a um verdadeiro concerto de rock and roll.

2 comentários:

Sylvio Micelli disse...

Putz! Não creio que você não tinha ido ao Municipal. Eu já perdi a conta... Conheço o Municipal há 30 anos! Realmente é emocionante.

Abraços!

sergiospires disse...

Pois é... Agora vou bater carteirinha... O local é demais!
Abraços!