Curiosidades históricas sobre o gafanhoto

Recentemente, cientistas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália dizem ter descoberto o que levaria gafanhotos a formarem os imensos enxames que destroem lavouras em alguns dos países mais pobres do mundo. Segundo os especialistas, os insetos se reúnem e saem voando em grandes grupos por temerem ser devorado por outros gafanhotos do grupo.
Para analisar a vida destes animais, os pesquisadores, usaram um sistema computadorizado de análise de movimento para acompanhar os insetos em marcha em uma área cercada. Um enxame de gafanhotos pode conter bilhões de insetos e consumir milhares de toneladas de vegetação em um único dia.
O enxame, que soa como chuva, escurece o céu do deserto e desce sobre as lavouras, deixando a terra nua e destruindo toda a vegetação em seu caminho. Os pesquisadores dizem esperar que o estudo contribua para a compreensão de quando, onde e por que esses bandos de jovens insetos se formam.
Segundo eles, isso seria crucial para o controle de populações de gafanhotos e a prevenção de desastres ambientais.
Particularmente tenho certa curiosidade por estes insetos. Isso porque aparece várias e várias vezes na bíblia. Vou citar as passagens mais famosas como em Joel 1:4 “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor”.
Há também a passagem também em Joel 2:25 “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros”.
E a passagem em Amós 4:9 “Feri-vos com o crestamento e a ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, devorou-a o gafanhoto; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR”.
Êta gafanhotada!

7 comentários:

Anônimo disse...

que bom que encontrei esta curiosidade,e tremendo a ciencia comprova em muitos casos
a verdade de relatos biblicos.por exemplo estava exatamente estudando sobre a praga dos gafanhotos de exodo10 e aqui esta a prova no ano 2008.

Anônimo disse...

...

Anônimo disse...

e o fim do mundo que eata proximo...

Anônimo disse...

sua pesquisa é um saco além do mais eu odeio insetos

Anônimo disse...

É bom mas nao tem o que eu queria:como os gafanhotos respriram.

Anônimo disse...

adorooooo bichinhos

Anônimo disse...

mas que bichinho feio que orror fequei com nojo