Professor “Quem”

Para ser professor eventual ou substituto é necessário passar por uma barreira específica: o preconceito, tanto dos alunos, como também dos professores “titulares”, ou seja, dos concursados. E isso é uma tarefa árdua, que deve envolver a direção da escola, o corpo docente e até mesmo os estudantes. Somente através de um projeto específico que envolva o professor eventual é que pode acabar com este “preconceito”.
Este preconceito é de forma indireta e muitas vezes é praticado pelos professores titulares, pois a culpam a direção, quando chegam 5 minutos atrasados e o tal “eventual” já tomou o seu lugar na sala. Acho que esta é a maior reclamação, mas nunca de forma direta ao professor substituto, mas sempre com a direção. E, o professor eventual quando escuta tal reclamação, às vezes consegue captar a “indireta”. Mas, fazer o quê? Este é o papel do professor eventual.
Já o aluno, muitas vezes não o reconhece como professor, mas sim como um “tapa buracos”, ou às vezes como um “estraga prazer”, pois a aula seria “vaga”. Se a direção não resolver elaborar um projeto específico que resolva este problema na escola, o preconceito contra os “eventuais”, tende a continuar.
Afinal, muitos alunos, ou mesmo os professores concursados, mal sabem o nome dos eventuais, e sempre questionam: “Quem deu aula no meu lugar ontem?”; “Quem são os professores substitutos dessa escola?” Afinal, quem é o professor substituto? Quem? Quem...

11 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Sérgio que desabafo....mas, é a pura verdade, para ingressar nessa carreira, todo o professor começa do mesmo modo e mesmo assim, há ainda o preconceito com seu par..
O engraçado e o que dói mais para o professor eventual é justamente não poder se que se identificar, geralmente nem professor, aluno ou diretor nos conhece, mas, nem tudo está perdido ainda há uma pessoa que nos chama pelo nome e é a inspetora da escola.

Beijo,
Regiane

Unknown disse...

Perfeito!!!
E uma pena que isso aconteça, mas infelizmente e a nossa realidade...

Anônimo disse...

Valeu meninas... Comentem mais vezes!
Bjs...

Anônimo disse...

Olá meu queido amigo!
Faço as suas palavras as minhas!
Para você ter uma idéia no começo desse mês eu tive a oportunidade de ler o seu texto e claro, ir até a escola e começar a trabalhar como eventual. Para minha grande surpresa fiquei dois dias lá, nossa Sérgio como as pessoas conceguem ser asquerosa, feias e medilcres.
O pior disso tudo, não entrei na sala de aula então não sei como os aluns veem o professor eventual, e sim foi os próprios pares que tiveram o preconceito, e tem mais, o preconceitos por parte deles não é sutil e sim visivel por todos, mas ainda há esperança pois existem escola boas, e fique tranqui-lo quando "eu" encontrar a scola boa eu te ligo tá bjuss e até mais!

Lininha disse...

Olá Sérgio!!
Bom, eu também, como professora eventual, as vezes percebo, não sei se chega a ser preconceito, mas brincadeirinhas do tipo " Poxa, foi vc que pegou minhas aulas ontem?? Porque se eu não faltar, como é que vc vai ganhar dinheiro neh!!!..." Coisas desse tipo, porém, por outro lado, existem outros que reconhecem de onde partiram e ao invés de discriminar, nos dão apoio e incentivo. Realmente, o bom trabalho de um professor eventual só pode ser desenvolvido em uma "boa" escola. E acredito que esta escola, seja aquela q simplismente saiba o que é ser/ter "UM PROFESSOR EVENTUAL"

Unknown disse...

Olá, estou iniciando em uma escola, como eventual, quero saber qual o valor hora/aula para professor eventual

Anônimo disse...

Olá pessoal

Apesar dos comentários nada entusiasmadores,pretendo iniciar minha atividades como eventual,e adoraria se pudessem me repassar maiores informações sobre como me cadastrar para professor eventual

Lirow! disse...

Saudações

Sou professora Eventual também...

Vida difícil ...

Professor Iristeu 50789 disse...

Vou começar amanhã (14/08/2012) como professor eventual no Estado. Preconceito me acompanha desde eterna idade... sempre tem um jeito de aprender com tais situações. Estamos aí!

Professor Iristeu 50789 disse...

Começo amanhã (13/08/2012) como eventual no Estado. Preconceito sempre esteve presente em minha vida desda eterna idade... o segredo é fazer o nosso melhor. Os outros são os outros ...

Anônimo disse...

Boa sorte professor Iristeu e muito sucesso nesta excelente carreira. Este posto tem 4 anos, muitas coisas aconteceram, mas a realidade continua a mesma.
Abraços