domingo, abril 03, 2011

Brasilia e impressões

Visitei Brasília pela primeira vez e confesso que nunca tive aspirações de visitá-la, mesmo porque todos os brasileiros a conhecem muito bem, através de sua arquitetura e monumentos. Mas ao entrar em um táxi em Brasília e primeira impressão que fica é: estou sendo enganado, pois o cara dá mil voltas até chegar o ao local, te enganam mesmo! Bem característicos dos políticos que ali trabalham, parece que é algo do inconsciente coletivo de lá. E tudo muito caro, o comércio funciona voltado para os políticos e seus assessores.

Brasília e as padarias
Andei por quadras e quadras, da Asa Norte a Asa Sul e não avistei nenhuma padaria e muito menos pizzaria, a não ser nos shoppings e a rede norte-americana Domino’s Pizza na W3 Norte.

Brasília e Lotações
Em São Paulo as Vans são chamadas de lotações, em Brasília são chamadas de “zebrinhas” (?).

Brasília e as pensões
Os caras abusam mesmo. Uma pensão na periferia de Brasília com um quarto sem janela de 5m² custa R$ 150. É piada!


Algumas impressões ficaram marcadas, achei interessante os presentes que as autoridades internacionais deram ao giverno brasileiro e, estes presentes estão expostos no saguão do Congresso. Dentro do Senado estão expostos os móveis do plenarinho do século XIX, me chamou a atenção os microfones que era utilizados. Bem ao lado estão também o jardim dos gabinetes dos senadores.


Brasília e os times do Rio
Nada de Brasiliense, Gama, Goiás, Vila Nova... Nas lojas de esporte o que se vê são as camisas dos times do Rio de Janeiro, principalmente Flamengo. Bem discreto e no canto da loja ficam as camisas dos clubes europeus e lá misturadas estão as camisas dos clubes de São Paulo.

Brasília e a Copa
Nos três dias que lá fiquei a notícia principal no caderno de esportes do Correio Brasiliense é a possibilidade de Brasília sediar a abertura da Copa. Isso porque as obras do estádio do Brasiliense estão adiantadas, ao passar em frente ao novo estádio parte das arquibancadas laterais já estão prontas. E eles estão explorando o atraso do Itaquerão para que Brasília vença São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário