Foram vários Vjs que
influenciaram musicalmente a vida de muitos garotos, inclusive a minha, nos
anos 90, 2000... Testemunhamos nos últimos anos, a emissora aos poucos
valorizar programas de auditório e colocava menos música e tinha como foco
sempre os adolescentes, aliás, pré-adolescentes, e o nível dos Vjs foram caindo
cada vez mais. Os Vjs que apresentavam novidades musicais não tinham mais
espaço. E a geração que começou a acompanhar a emissora lá nos anos 90
abandonou a MTV, pois já tinha espaço para este público que gosta de música e,
foi isso que aconteceu. A MTV abandou a música há anos.
A emissora abraçou gravadoras e
seus interesses por bandas merchandising de garotos propagandas teen, que
infestaram momentaneamente algumas rádios e já desapareceram. Os garotos já não
compram mais CDs, baixam da internet. Então: Como premiar os mais vendidos? Na
verdade, nem sempre os mais baixados, são os mais ouvidos. Como trabalhar com a
qualidade musical? São respostas que a emissora não soube solucionar. Copiava
fórmula americana do mainstrem que acontece por lá, e fracassou de vez.
Como mero telespectador, vi a MTV
renegar, de certa forma, o publico da geração dos anos 90. É claro que a fila
anda, tudo passa. Mas o público de 30 e poucos anos, é um público ativo, que
vai a shows, consome CDs, camisetas de bandas... E a MTV não soube trabalhar
com este público, assim como valorizar a cultura brasileira e as centenas de
bons talentos musicais espalhados pelo nosso país. Enfim... A MTV estava
agonizando com sua programação de baixa audiência e infelizmente de baixa
qualidade. É certo que há exceções, sempre aparecia um talento aqui, outro
acolá. Mas... Já foi tarde.
Torçamos que a nova MTV possa
explorar o que não explorado nos últimos anos.