Praça da Sé by Sérgio Pires |
A Cultura pop precisa de festivais
A entrada do Rock in Rio é um local de confraternização e selfies |
Não há lama para se jogar como em festivais antigos, mas a água que jorra neste ponto é simbólico |
O Rock in Rio, assim como os demais festivais de músicas é a confraternização da cultura pop. Há vários questionamentos sobre a forma como estes festivais são realizados, mas é inegável a sua importância política para a cena musical. Podemos questionar sempre as atrações, que deveriam conter mais estreantes, pois são nestes festivais que há a consagração de uma banda. No último sábado, dia 19, estava lá, testemunhando as atrações.
Engenharia necessária
OMG! That last one blew my mindCredit: Brusspup
Posted by Wonderful Engineering on Sábado, 29 de agosto de 2015
Verme que roeu as carnes
Quero aproveitar todas as oportunidades que aparecerem à minha frente. Quando passar em frente a Casa Lotérica, vou fazer aquela “fezinha”, para tentar ganhar o prêmio acumulado. Vou passar em frente a um restaurante chinês e comer aquele prato de frango xadrez; à tarde comerei hot dog com muita maionese e se passar em frente a boteco qualquer vou traçar uma coxinha com coca-cola.
À noite, se me ligarem vamos sair para chacoalhar o esqueleto, e por aí vai. Aproveitar os melhor momentos da vida com a satisfação pessoal dependendo de cada gosto, cada um a sua maneira. É isso aí, aproveitar a vida. Tudo isso sem tirar a responsabilidade que temos perante a casa, a rua e o trabalho, e até da nossa vida pessoal, com os nossos objetivos.
Afinal de contas, não podemos nos dar o direito de levar a vida igual ao personagem de Machado de Assis, Brás Cubas, que morreu aos 64 anos, sem alcançar seus objetivos. A história é contada por um defunto que não aproveitou a vida em nada e diz: “ao vermes que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas“.
Toda injustiça é pecado
Em um dos contos do escritor americano, Edgar Alan Poe, ele começa com esta frase em latim: “Qui n’a plus qu’un moment à vivre – n’a plus rien à dissimuler” – Que significa, quem teve um momento na vida, não tem razão para mentir. Realmente a vida é fantástica quando a vivemos com intensidade; quando temos oportunidade de trabalhar, estudar e ter acesso a saúde, cultura, etc.
Mas, como vivê-la tendo um mundo cheio de problemas, como guerras, violências, governos que pensam apenas em manter o poder e não viabiliza as oportunidades ao trabalho, cultura, saúde e educação? E quant ao trabalhar tendo um dos piores salários mínimo do mundo? Ok. melhorou mas ainda é pouco, muito pouco.
Por isto o apóstolo Tiago escreveu: “Vide o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que foi retido com fraude, está clamando. Os clamores dos ceifeiros chegam aos ouvidos do Senhor Todo Poderoso” – Tiago 5:4.
Por isto o apóstolo Tiago escreveu: “Vide o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que foi retido com fraude, está clamando. Os clamores dos ceifeiros chegam aos ouvidos do Senhor Todo Poderoso” – Tiago 5:4.
Os trabalhadores deveriam aproveitar a vida como em eclesiastes 3:13 que diz: “E também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho, é isto um dom de Deus”. Quando os nossos governantes não dão esse direito, cometem injustiças. “Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas e roubando os órfãos”. Isaías 10: 1-2.
flatulência e pum
Segundo dicionário Houaiss, flatulência é o ato de emissão de gases pelo ânus. Que definição mais feia. Poderia ser, problemas estomacais ocasionando gases. Mas não, o dicionário foi direto.
Resolvi escrever sobre isto quando estava entrevistando uma pessoa pública em seu gabinete, e após ela fazer suas necessidades fisiológicas, deu a descarga, abriu a porta e já estendeu as mãos me cumprimentando, sem ter lavados as mãos. Sem opção, tive que retribuir o gesto, e apertei aquela mão. Urgh! Então lembrei de algumas situações que passei.
Certa vez, estava na fila de um banco, daqueles bem chiques e a agência estava vazia. Na minha frente, uma senhora muito bem arrumada, loira, cabelos curtos, um colar de pérolas no pescoço, e de re pente ela me solta um pum, daqueles bem altos. Ah! Todos olharam, não para ela, advinha pra quêm? Eu fui o alvo de olhares cônicos me reprovando. A velha safada disfarçou e me deixou em situação dificil. Todos na agência me olhavam, já me julgando, jamais iriam desconfiar, que aquela senhora bem vestida e educada, estava com sérios problemas intestinais.
Outro dia estava sozinho em um elevador de um shopping e meu intestino não me obedeceu e como diz o dicionário "flatulei". No andar seguinte entraram dezenas de pessoas de uma só vez, dentre elas uma senhora, com um nenem que estava dormindo. Quando o elevador fechou as portas, o povo quase morreu. Disfarcei e olhei para um senhor de idade, quase o condenando. O cheiro era tão insuportável que até o bebê acordou chorando.
Agora, é certo que muitas pessoas públicas (políticos) lavam as suas mãos dos atos que fazem, mas algumas não as lavam quando nos cumprimentam.
17 músicas sobre 17 anos – A passagem da infância à liberdade
Não, definitivamente ter 17 anos
não é uma tarefa nada fácil. Por mais que seja uma das melhores fases da vida,
a idade representa várias passagens, da adolescência para fase adulta; crises
existenciais ou até mesmo, pressões familiares sobre faculdades, vestibulares,
amores, paixões e amizades. Aliás, acontece tudo de uma vez só, uma avalanche
de responsabilidades e escolhas. Esta fase é cantada inúmeras vezes em canções
americanas que representa uma fase importante, pois é o momento em que o jovem
termina a high school para ir ao College.
Tanto no Brasil, como em muitos
países, ter 17 anos, é ainda, estar aprendendo a dirigir, arrumar o primeiro
emprego, fase do exército para os meninos, daí o grupo Ira! Em Núcleo Base diz “Eu
tentei fugir; não queria me alistar; eu quero lutar; mas não com esta farda”.
Fase que os jovens estão se matando de estudar para o vestibular; descobrindo algumas baladas; bebendo e ficando
até de manhã na rua; se preocupam mais com o corpo; começam se a tirar
documentos como CPF, Carteira de Trabalho, e alguns já fazem planos em morar
sozinho; ser independente; saber sobreviver sem pai e mãe; conversar sobre
faculdade o tempo todo, conversar sobre assuntos polémicos (politica, efeito
estufa, aquecimento global) e etc..
Mercedez Sosa em “Volver a los 17
“ fala o que é realmente ter 17 anos de uma forma poética “Volver a los diecisiete después de vivir un siglo; Es como descifrar
signos sin ser sabio competente; Volver a ser de repente tan frágil como un
segundo; Volver a sentir profundo como un niño frente a dios; Eso es lo que
siento yo en este instante fecundo”.(Voltar aos 17 depois de viver um
século; É como decifrar sinais sem ser sábio competente; Voltar a ser de repente
tão fragil como um segundo; Voltar a sentir profundo como um menino diante de
Deus; Isso é o que sinto neste instante fecundo).
Nos Estados Unidos é o momento em
que o jovem deixa a sua casa para “conquistar
o mundo”, ou seja, sua total independência. Vários filmes abordam esta
temática, desde Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210), Melrose Place, Glee,
entre tantos outros que nos possibilitam a ter esta noção claramente. Ramones
não canta exatamente sobre ter 17 anos, mas em quase todas as suas letras, esta fase é abordada. Talvez a mais marcante é “I don´t want to grow
up”, que diz: I don't wanna have to shout it out; I don't want my hair to fall out; I
don't wanna be filled with doubt; I don't wanna be a good boyscout; I don't
wanna have to learn to count; I don't want the biggest amount; No I don't want
to grow up. (Eu não quero
ter de gritar; Eu não quero que meu cabelo caia; Eu não quero ficar cheio de
dúvidas; Eu não quero ser um bom escoteiro; Eu não quero ter de aprender a
contar; Eu não quero ter muito dinheiro; Eu não quero crescer).
Então seja bem-vindo a fase adulta!
Às vezes, isto acontece da pior forma, como canta Capital Inicial em Natasha, “…Tem
17 anos e fugiu de casa; Às sete horas na manhã no dia errado; Levou na bolsa
umas mentiras pra contar; Deixou pra trás os pais e o namorado…” Definir a
adolescência pela idade pode ser uma tarefa bem fácil, mas tentar explica-la, é
uma outra realidade, principalmente através da música. Joan Jett em seu clássico “I love Rock and Roll”, fala
da maturidade da mulher na hora de conquistar
um garoto mais jovem que está próximo à uma máquina de discos: “I saw him dancing there by the record
machine; I knew he must have seventeen…” (Eu o vi dançando ali perto da
máquina de discos; Eu sabia que ele deveria ter uns dezessete).
Na mesma “pegada” Kelly Key em
Adoleta, coloca uma conotação sexual bem discreta, “…17 anos pré-vestibular,
pai enchendo o saco, tem que estudar; Já tive essa idade sei como é que é, mas
tu ta lidando com uma mulher.” o contexto amoroso e o sexual é na verdade o que
vai mais aparecer em várias canções. Kool and the Gang, canta um amor inocente em Too Hot, “At
Seventeen we feel in love, high school sweetheart, love so brand knew”. (Aos
17 nos apaixonamos, um amor de colegial tão querido, um amor tão novo).
A transição entre a infância e fase
adulta, tanto psicologicamente como corporalmente, acontece devido as mudanças
dos hormônios, etc. Pode representar para o indivíduo um processo de
distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e
de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os
deveres e papéis sociais do adulto, e isto às vezes tem um preço, e a
insegurança pode tomar conta deste comportamento. Nenhum de Nós em Camila, diz
“E eu que tinha apenas 17 anos, baixava a minha cabeça pra tudo; era assim que
as coisas acontecem, era assim que via tudo acontecer…” Cazuza também cantou
sobre a importância de ter esta idade. Em 17 anos de vida, ele diz de forma
melancólica: “…17 anos de vida; Eu tô perdido; Do joelho até o umbigo; Tudo é
perigo…”
Mas nada se compara com a música
mais famosa que fala sobre ter 17 anos. Abba, em Dancing Queen, a toda a letra
fala da liberdade e da felicidade de ter esta idade. A música já começa em pleno movimento: “You can
dance; you can jive…”, mais adiante diz: “You’re in the mood for a dance; And
when you get the chance; You are the Dancing Queen; Young and sweet, only
seventeen; Dancing Queen…”
Veja aqui uma pequena lista de
rocks e outras músicas memoráveis sobre ter 17 anos e abaixo do link uma lista
de músicas nacionais e internacionais sobre 17 anos. Com exceções de Exceções de Era um Lobisomem Juvenil da Legião Urbana e da canção Terra de Gigantes do Engenheiros do Havai que entraram na lista pelo contexto.
1) Stray Cats
– She’s sexy and seventeen
“Will she’s
sexy seventeen, my little rock roll queen”
2) Kool and
the Gang – Too hot
“At
seventeen we fell in love, highschool sweet hearts, love so brand new…”
3) Benny
Mardones – In the night
“She’s just
sixteen years old, leave alone, they say…”
4) BJ Thomas –
Rock Roll Lullaby
“She was
just sixteen and all alone…”
5) Joan Jett –
I love Rock and Roll
“I saw him
dancing there by the record machine; I knew he must have seventeen…”
6) The Cars –
Let’s Go
“She’s
winding them down on her click machine;and sehe won’t give up ‘cause she’s
seventeen…”
7) The 6th –
You you you
“… You make
me feel like seventeen…”
8) Steve NicksEdge Seventeen
9) Kings of
Lion
17
17
10) The
Magnetic FieldsI don’t want to get over you
11) The montain
goats
This years
This years
12) Janis IanAt Seventeen
13) Iron 8 wineThre by the river
14) Meat loaf
Paradise by me
Paradise by me
15) AbbaDancing Queen
16) PooneyThat the girl has love
17) Larly TronSeventeen
Nacionais
1) Cazuza – 17 anos de vida
1) Cazuza – 17 anos de vida
“…17 anos de vida
2) Capital Inicial – Nastasha
“…Tem 17 anos e fugiu de casa
3) Legião Urbana – Eduardo e Mônica
“…Eduardo e Mônica eram nada parecidos
4) One Finish – 17 anos
“…E não se convenceu não era pra durar
5) Nenhum de Nós – Camila
“…E eu que tinha apenas 17 anos,
6) Os Capitães de Areia – Dezessete anos
“…Tinhas só dezessete anos
7) Oriente – Linda, Louca e Mimada
“…Com 17 anos e fugiu de casa, mas já conhece incontáveis
canções
8) Essiele – 17 Em Ponto
“…To com um disquin pra lançar, um carrin pra comprar,
9) Pita – Casulo
“…Ela só tinha 17 anos
10) Kelly Key – Adoleta
“…17 anos pré-vestibular, pai enchendo o saco, tem que
estudar..
11) MC Eltin – Mercenária Juvenil – Ela só tem 17 anos
“…Ela só tem 17
12) Victor Paiva – Dezessete Anos (17 Anos)
“…Dezessete anos tinha quando a conheci
13) Mercedes Sosa – Volver a los 17
“…Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
14) NX Zero – 18 anos
“…Sem lembrar o quanto eu sou feliz (…)
15) Raimundos – Me lambe
“…O homem de cassetete disse, quando me algemou
16) Legião Urbana – Era um Lobisomem Juvenil
“…Se o mundo é mesmo
17) Engenheiros da Havai – Terra de Gigantes
“…Hey mãe!
Vaca Profana
Respeito muito minhas lágrimas
Mas ainda mais minha risada
Inscrevo, assim, minhas palavras
Na voz de uma mulher sagrada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da manada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da man...
Ê, ê, ê, ê, ê
Dona das divinas tetas
Derrama o leite bom na minha cara
E o leite mau na cara dos caretas
Segue a "movida Madrileña"
Também te mata Barcelona
Napoli, Pino, Pi, Paus, Punks
Picassos movem-se por Londres
Bahia, onipresentemente
Rio e belíssimo horizonte
Bahia, onipresentemente
Rio e belíssimo horiz...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Vaca de divinas tetas
La leche buena toda en mi garganta
La mala leche para los "puretas"
Quero que pinte um amor Bethânia
Stevie Wonder, andaluz
Como o que tive em Tel Aviv
Perto do mar, longe da cruz
Mas em composição cubista
Meu mundo Thelonius Monk`s blues
Mas em composição cubista
Meu mundo Thelonius Monk`s...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Vaca das divinas tetas
Teu bom só para o oco, minha falta
E o resto inunde as almas dos caretas
Sou tímido e espalhafatoso
Torre traçada por Gaudi
São Paulo é como o mundo todo
No mundo, um grande amor perdi
Caretas de Paris e New York
Sem mágoas, estamos aí
Caretas de Paris e New York
Sem mágoas, estamos a...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Quero teu leite todo em minha alma
Nada de leite mau para os caretas
Mas eu também sei ser careta
De perto, ninguém é normal
Às vezes, segue em linha reta
A vida, que é "meu bem, meu mal"
No mais, as "ramblas" do planeta
"Orchta de chufa, si us plau"
No mais, as "ramblas" do planeta
"Orchta de chufa, si us...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Deusa de assombrosas tetas
Gotas de leite bom na minha cara
Chuva do mesmo bom sobre os caretas
Vaca Profana
Caetano Veloso
Uma carta, o pão e o leite
Há tempos, as pessoas eram mais humanas e a violência não passava na televisão como o suprassumo das notícias; há tempos, ficávamos abalados quando aconteciam crimes, corrupção, entre outros casos semelhantes, mas hoje, enxergamos tudo isto como coisas banais, de nosso dia a dia. Aquela coisa da Lei de Gerson, criada no final dos anos 70, de querer levar vantagem em tudo, ficou enraizada no (in)consciente coletivo das gerações que vieram a seguir, e hoje, o modus-operandi deixou para trás a ética e a moral, e o que é absurdo, passa a fazer parte de nosso cotidiano.
Sem quer entrar neste mérito, mas este texto é apenas para relatar uma imagem que vi em um muro, onde tinha uma caixa de correios para “carta, pão e leite”. Achei fantástico, pela minha idade, não cheguei a ver tal serviço, de pão e leite nas caixas de correios, mas achei esta caixa simplesmente maravilhosa, um “absurdo”, da normalidade atual, onde as pessoas não enviam mais cartas, mas sim, e-mails, whatapps e compram leite desnatado ou integral de caixinhas e o pão em bisnaguinhas em supermercados.
Às vezes vão até a padaria e compram pão por kg, de massa congelada pré-feita. Nas padarias, não se usa mais aquelas lenhas, que víamos quando elas chegavam para assar os pães feitos pelos padeiros. Ah! Padeiros? Quem é este ser mesmo? São poucas as padarias que ainda utilizam o trabalho deste profissional.
Esta caixa demonstrava uma confiança e uma relação humana bem maior. Significa que a pessoa colocava ali o litro de leite e o pão, neste caso, provavelmente, ficava aberta e qualquer um poderia ter acesso, assim como o pagamento, que deveria ser feito bem depois, provavelmente em uma caderneta. Ninguém tirava vantagem de nada desta situação.
Infelizmente, aquelas pessoas se foram, ficaram apenas as caixas e as memórias das cartas, dos pães e dos leites.
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